Dúvidas frequentes

Atividade física atrapalha os exames laboratoriais?

Atividade física intensa momentos antes à realização do exame pode interferir em alguns exames, como por exemplo, na glicemia, onde podemos ter um resultado com níveis baixos devido ao esforço, outros exames que devem ser destacados com relação a alterações ligadas ao exercício extremo são o colesterol e o triglicerídeos, visto que ambos podem ter seus valores aumentados nesta situação, porem deve-se destacar que estas situações descritas anteriormente referem-se a realização de exercícios extenuantes 24h antes da coleta, e que exercícios físicos realizados regularmente e sem exageros ajudam a melhorar os resultados dos exames laboratoriais. Portanto, salienta-se que os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais e que testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

Porque, às vezes, após a coleta o local da punção fica roxo?

Na maioria das vezes acontece porque houve pouco tempo de compressão no local da punção. Esta mancha roxa denomina-se “equimose” e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado também por veias finas, delicadas, esforço com os braços ou com pressão interna elevada; por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo, aspirina, cumarínicos)

Bebida alcoólica pode alterar o resultado dos exames?

Sim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) nos dias que antecedem a coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, dentre os quais podemos destacar o colesterol e gama glutamil transferase , que podem ter seus valores aumentados em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Alimentação interfere nos exames laboratoriais?

Sim, principalmente no de triglicérides e na dosagem da glicemia. Por exemplo, alguém com triglicérides elevado, se fizer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come exagera em refeições ricas em carboidratos como massas, e pães entre outras, no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente alto. Para triglicérides, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. Dieta habitual é a que você costuma comer no seu dia-a-dia. O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental jejum de 12 para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

Beber água “quebra” o jejum?

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água pode interferir em alguns exames de urina.

Menstruação interfere nos exames?

Em exames de sangue não existe interferências, mas, em alguns exames, como de urina, pode interferir. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.

Exames de sangue devem sempre ser colhidos em jejum?

Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 12 horas para triglicérides e frações de colesterol. Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum.